Essa é uma daquelas “bombas” de bastidor que param a indústria. Não é rumor, não é “disse-me-disse”. É oficial. A Warner Bros. Discovery anunciou que está com a placa de “VENDE-SE” na porta, e isso coloca um alvo nas costas de algumas das nossas franquias favoritas.
O que parecia ser o império dos jogos single-player (Batman, Hogwarts, Sombras de Mordor) pode estar prestes a ser fatiado e vendido em leilão. E o futuro de Mortal Kombat, Hogwarts Legacy 2 e tudo mais? Entrou em risco máximo.
Aqui no “Planeta PlayStation”, vamos te explicar o que está acontecendo.
O que está acontecendo? A Warner vai mesmo ser vendida?
Sim, o movimento é oficial. A diretoria da Warner Bros. Discovery (WBD) soltou um comunicado nesta terça-feira (21) que fez o mercado tremer. Eles confirmaram que iniciaram uma “revisão estratégica” para “maximizar o valor para os acionistas”.
Tradução do “economês” para o português claro: Várias empresas (as “várias partes” que eles citaram) deram lances não solicitados para comprar pedaços da Warner. A diretoria gostou da ideia e agora está avaliando ativamente quem paga mais, seja pela empresa inteira ou por suas divisões (como a Warner Bros. Games).
Isso joga no lixo o plano de reestruturação que eles mesmos anunciaram no início do ano (que era focar em Harry Potter, Game of Thrones, DC e Mortal Kombat). Com novos donos, o plano antigo morre.
O Impacto JÁ COMEÇOU: Adeus, Monolith (e Mulher-Maravilha)
Se você acha que o risco é para o futuro, você está enganado. O “Titanic” já bateu no iceberg.
Como um reflexo direto dessa bagunça e do corte de custos, a Monolith Productions— o estúdio genial por trás de Sombras de Mordor e Sombras da Guerra — foi FECHADA.
E o jogo da Mulher-Maravilha, que eles estavam desenvolvendo e que parecia incrível? Oficialmente CANCELADO. A Warner, em sua busca por “valor”, decidiu que um dos estúdios mais talentosos da indústria era descartável. Isso mostra o nível de perigo que todos os outros estúdios estão correndo agora.
Quem está na corda bamba? (Basicamente, todo mundo)
O “guarda-chuva” da Warner Bros. Games é um dos mais valiosos do mundo. E agora, todos eles estão em risco. Estamos falando de:
- NetherRealm Studios: A casa do Mortal Kombat. O que acontece com MK2 (a sequência do MK1) se um novo dono assumir?
- Rocksteady Studios: As lendas que criaram a série Batman: Arkham. Eles acabaram de tropeçar feio com Suicide Squad. Um estúdio que falhou e custa caro é o primeiro a ser fechado numa venda.
- Avalanche Software: Os caras que fizeram o bilionário Hogwarts Legacy. A sequência (Hogwarts Legacy 2) era uma certeza… ou era?
- TT Games: Os criadores de todos os jogos LEGO.
O que pode acontecer com Mortal Kombat e Batman?
Quando uma “venda” desse tamanho acontece, o resultado nunca é bonito. Vimos isso com a compra da Activision pela Microsoft e com as dezenas de estúdios comprados (e depois fechados) pela Embracer.
Uma venda ou fragmentação da Warner pode causar:
- Venda de Estúdios: A NetherRealm pode ser vendida para a Sony. A Rocksteady para a Microsoft. A Avalanche para a Take-Two. O império seria fatiado.
- Cancelamentos: Projetos que não parecem ser um “bilhão de dólares” (como o jogo da Mulher-Maravilha) serão os primeiros a rodar.
- Mudança de Direção: O novo dono pode odiar jogos single-player e forçar a Rocksteady a fazer só jogos “como serviço”.
- Demissões em Massa: É o que sempre acontece para “cortar custos” e justificar a compra.
Por que isso é PÉSSIMO para o “Planeta PlayStation”
Para nós, fãs de PlayStation, a Warner sempre foi uma parceira de ouro.
Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 tiveram campanhas de marketing gigantescas focadas no PS5. Tivemos missões exclusivas (como a de Hogsmeade) e pacotes de personagens.
Agora, imagine o cenário de pesadelo: e se uma concorrente (sim, estamos olhando para Redmond) decide comprar a NetherRealm? Você consegue imaginar Mortal Kombat 2 sendo um exclusivo de Xbox?
Ou se a Avalanche for vendida e Hogwarts Legacy 2 se tornar um jogo multiplataforma, mas sem nenhum bônus para o PS5?
O futuro das maiores franquias “neutras” da indústria está em jogo. E agora, só nos resta torcer para que nossos estúdios favoritos caiam em mãos que realmente se importam com games, e não apenas com “maximizar o valor para o acionista”.



